Definir uma boa estratégia SEO, passa muito por saber que é o nosso público-alvo, para segmento estamos a trabalhar. Se sabemos para “quem”, será claramente mais fácil montar uma estratégia sólida que impulsione o tráfego e que este se converta em compra.
Comecemos pelo início.
O que é o público-Alvo?
É a definição das características das pessoas que poderão ser seus clientes. É saber que pessoas procuram o seu produto/serviços – que pesquisam as suas palavras-chave.
Confundimos este conceito com o da “Persona”, mas não são exactamente o mesmo. O público-alvo é um grupo de pessoas que identificamos que pode ter interesse nos nossos produtos/serviços. São os clientes ideais (ou público comprador). É um conceito mais amplo.
Uma persona é uma representação abstrata desse cliente ideal, que baseamos em dados qualitativos e quantitativos de pesquisa de mercado/concorrente e perfis de clientes já existentes.
As personas são mais pormenorizadas que o público-alvo, têm mais detalhes e as especificidades sobre quem são esses indivíduos, como dados demográficos, interesses e hábitos de compra.
O que ganha com a definição do público-alvo:
- Consegue identificar as palavras chaves mais pesquisadas, os termos usados de forma a optimizar a busca
- Criar conteúdo dirigido ao público-alvo, o que melhora a sua experiência no seu site
- Impulsionar tráfego mais relevante de pessoas que têm mais probabilidade de se tornarem clientes
- Converter mais tráfego orgânico em vendas ou leads
Formas de definir o seu público-alvo
- Estudar os clientes que já tem: pode adquirir essa informação junto da equipe comercial, e com o Google Analytics, que lhe permite compreender como é o seu público (dados demográficos) e como se comporta.
- Recorrer às redes sociais: utilizar as informações das redes sociais pode ser uma ótima maneira de saber mais sobre quem é seu público. O Facebook Audience Insights é uma das ferramentas que podem ser usadas para analisar os seguidores da sua página na plataforma. Da compreensão do perfil demográfico do público-alvo (juntamente com os dados do Google Analytics) às outras páginas que ele curte no Facebook, esse é um ótimo ponto de partida para descobrir quem deve segmentar.
- Conhecer empresas concorrentes: pode analisar em detalhes o desempenho dos concorrentes usando por exemplo a ferramenta Pesquisa orgânica da Semrush.
- Pergunte aos clientes que já tem: entrevistar os clientes atuais, com formulários google, por exemplo, pode deixar claro quem é o público-alvo que dificilmente conseguiria descobrir com qualquer ferramenta.
Para ter sucesso com SEO, é essencial entender exatamente quem é seu público-alvo e qual o conteúdo que ele quer consumir. Não há como negar que as palavras-chave desempenham um papel enorme no desenvolvimento de uma estratégia de SEO bem-sucedida.
Mesmo assim, sem conhecer seu público-alvo, você terá dificuldade para concentrar seus esforços e ter a confiança de que segmenta para as pessoas certas e maximiza sua chance de converter quem está pesquisando em cliente.